quinta-feira, 20 de novembro de 2014

HIPERTEXTO OPACO E HIPERTEXTO TRANSPARENTE

Atualmente vivemos num mundo de informações velozes, onde essas surgem de todo lugar e de qualquer pessoa. No qual a maioria das pessoas tem acesso às redes sociais, mas muitos não sabem como usufruir das informações de maneira inteligente.
Através do vídeo do autor Pierre Lévy, acompanhamos algumas dicas de como ter atitudes responsáveis diante a tanta informação.
O autor destaca em sua fala que antigamente não havia preocupações em saber qual informação é mais segura, boa, pois havia um controle sobre dados expostos, hoje não se pode ter tanta certeza sobre a fonte que esta utilizando, por isso o autor destaca dicas de como realizar uma coleta segura.
Onde a primeira seria Gestão da Atenção, no qual o sujeito deve definir seus interesses, sabendo o que procuras, o que quer aprender. O segundo Conexão com Fontes Confiáveis, onde a pessoa tem que “aprender a sentir, a reconhecer a melhor fonte de informações”.
A terceira é Coletar e agregar informações, e a quarta Filtrar, onde o sujeito tem que realizar uma coleta de dados, após filtrar as informações mais relevantes.
O quinto passo é a Categorização, que seria, organizar as informações para mais tarde facilitar o exercício da memória de lembra-las. O sexto passo é om Registro da Memória de Longo Prazo, onde as informações são construídas de forma organizada e coletiva, visto que todos contribuem com o trabalho.
O sétimo é Síntese, quando se aprende realiza-se uma síntese para você mesmo, e ao contribuir em alguma rede social com suas próprias palavras, você esta fazendo uma síntese útil de sua compreensão.
O oitavo é o Compartilhamento, Comunicação, logo o que você escreve em um blog, é lido por outras pessoas e você pode se Tornar uma fonte para essas.
O nono é Reavaliação, realizam-se reflexões referentes ao caminho percorrido, se suas fontes foram seguras e confiáveis, se faltaram informações.
Na segunda parte do vídeo Pierre Lévy, fala sobre o jogo da inteligência coletiva, onde as pessoas interagem nas redes sociais, havendo o movimento circular, onde a conversa é criativa e civilizada, estando ajudando uns aos outros a aprender. O movimento centrípeto, que os conhecimentos implícitos tornam-se explícitos, sendo algo a ser compartilhado, e que todos contribuem para memória comum. E o movimento centrifuga, onde a meta é ajudar as pessoas a aprender.
O autor destaca que a regra geral do jogo da inteligência é a aprendizagem coletiva. Salienta ainda que o sistema de redes ainda não alcançou seu auge, relata que em sua opinião ainda esta por vir novos sistemas de redes que se sobressaiam diante dos atuais, e destaca em sua fala, que esse será um sistema de endereçamento de conceitos e não mais de dados, sendo útil somente se for um sistema universal de endereçamento.





Um comentário: