quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vídeo sobre o livro Mania de Explicação




Livro: Mania de Explicação de Adriana Falcão

O livro fala de uma garotinha que busca explicações para várias palavras que são apresentadas de uma forma especialmente poética e lúdica, encantando leitores de todas as idades – um texto diferente que propõe uma reflexão profunda sobre o cotidiano e que, além de provocar a reflexão, encanta a adultos e crianças.

 Plano de aula a partir dos Princípios do Paradigma Rizomático

 1° momento: Sentados em um tapete, realizar a contação da história “Mania de explicação”, utilizando do livro. Conversa com os alunos sobre a temática da história, brincando com as palavras. Questioná-los sobre o que acharam da menina da história. (Princípio de conexão)
2° momento: Propor as crianças para elencarem diversas palavras diferentes que não conheçam e procurar os significados no dicionário e registrem no caderno. (Princípio de heterogeneidade)
 3° momento: Socializar as descobertas com os colegas, para que todos compreendam e aprendam juntos. (Princípio de multiplicidade)
4° momento: Brincando com as palavras, onde em uma caixa haverá as palavras que eles procuraram os significados e outras mais comuns do seu dia a dia. A caixa vai passando de mão em mão, podendo até cantar uma música, ao sinal da professora, ou de um colega estipulado pela turma, a caixa para, e o aluno que estiver com a mesma retira uma palavra e brinca com ela sem tentar dizer qual é, para que os colegas possam adivinhar. (Princípio de cartografia)
5° momento: Conversa sobre o que descobriram de novo durante essa prática, se cada um tem ideia de quantas palavras diferentes aprendemos. (Princípio de ruptura a significante)
6° momento: Como forma de registro, dispor aos alunos um cartaz para que ilustrem coletivamente, as palavras que aprenderam e brincaram, onde nesse pode haver desenhos, palavras, frases, poesias entre outros, sendo bem criativos. (Princípio de decalcomania)

3 comentários: